Controle Financeiro

Parent Previous Next

5.5 - Controle Financeiro


Este módulo do sistema permite fazer lançamentos diretamente no balancete, sem que sejam contabilizados no caixa e sem a necessidade de fazer o cadastro de operação.

Normalmente é utilizado para lançamentos de depósitos, crédito ou débito do balancete anterior, lançamento do saldo anterior e acumulado do período, mas pode ser utilizado para qualquer código cadastrado em Lançamentos do Balancete (ver item 2.10).


Esta opção é acessada no menu principal, botão “Controle Financeiro”.



Fig.5.5.1 – Tela do Controle Financeiro




Data: Data do lançamento.


Financeiro: Código financeiro do serviço a ser lançado. Digitando a letra do balancete, a janela com os códigos correspondentes a este campo irá se abrir.


IMPORTANTE! Caso existam em lançamentos do balancete dois cadastros com o mesmo código financeiro e mesmo código administrativo o sistema irá bloquear a utilização deles, pois não pode haver serviços diferentes com códigos financeiros e administrativos iguais.

Administrativo: código administrativo do serviço se houver.


Depósito/Documento: Número do depósito, bloqueto bancário ou documento. É obrigatório nos lançamentos de bloqueto bancário (estrutura 21), movimento de numerário (estrutura 19), ou outro serviço em seja obrigatório o número do documento. Nos lançamentos de depósito bancário, este campo deverá ser deixado em branco, para que o sistema considere o CNPJ da agência para envio no arquivo ERP.


Seleção de Tipo do Pagamento: Nos lançamentos de bloqueto bancário ou depósito bancário, selecione o tipo do pagamento (dinheiro ou cheque). Se houver os dois tipos no mesmo dia, deverão ser feitos dois lançamentos.


Data Ref. Depósito: Este campo é habilitado somente quando o tipo do serviço é depósito ou bloqueto bancário, e refere-se à data do movimento do depósito.


Saída/Entrada: Estes campos não são utilizados para lançamentos do balancete.


Histórico: É a descrição do lançamento. Quando é selecionado o código financeiro esta descrição aparece automaticamente.


Quantidade: Quantidade de produto/serviço a ser incluído ou alterado no balancete. O lançamento não é obrigatório. Para depósitos e ou créditos e débitos a quantidade sempre deverá ser lançada como unitária.


Valor: Valor do produto/serviço a ser lançado ou alterado no balancete. O lançamento não é obrigatório e quando for nulo deve-se lançar zero.


Sinal da Movimentação: Indica se o valor/quantidade será somado ou descontado do balancete. Não deve ser confundido com os lançamentos de pagamento, como resgate de telesena, pois mesmo para os pagamentos o sinal é positivo. O sinal negativo só deve ser utilizado se o valor tiver que ser descontado do que já está aparecendo no balancete e é mais utilizado para o lançamento do estorno de franquia.


Entra no Depósito Diário: Esta opção deve ser marcada se o valor tiver que ser considerado no cálculo do depósito diário do RMD, por exemplo, nos lançamentos de crédito/débito do balancete anterior.


Terminado o lançamento, este aparecerá na grade inferior da tela.


Fig.5.5.2 – consulta de lançamentos feitos


Para realizar consultas a lançamentos de quaisquer datas, tecle ESC no campo “data” e o cursor passará à grade de consulta por período. Nesta grade digite a data inicial e a data final que deseja realizar a consulta e o sistema mostrará na grade os lançamentos feitos no período.

Caso algum lançamento esteja incorreto, ou haja necessidade de excluí-lo, no campo “data” tecle “TAB” e o sistema passa a posicionar o cursor na grade, utilizando as teclas de movimentação selecione o lançamento e tecle DELETE. O sistema irá solicitar uma confirmação para excluir este lançamento.


As opções do menu (cadastro de contas e relatórios) são para o controle de despesas da agência, mas não estão funcionando no momento.