5.3.4 - Entrega de Objetos
Quando selecionado o controle de entrega de objetos, o sistema prepara a tela para receber entrada de objetos simples e registrado para entrega interna. Veja abaixo detalhamento dos campos.
Fig.5.3.4 – Opção de Entrega de Objetos
Entrada do objeto: É data que o objeto entrou na agência. Se este campo for preenchido, automaticamente a data atual é colocada.
N° do objeto: Número do objeto no caso de objeto registrado. Para objetos simples este campo deve ser deixado em branco. Os objetos internacionais possuem o código do país no final da etiqueta, e este deve ser digitado. Caso digite somente a sigla da etiqueta e número, o sistema automaticamente coloca o “BR” no final.
Ordem: O número de ordem é seqüencial para todos os objetos simples e registrados e definidos automaticamente pelo sistema e é mostrado em uma janela ao final do cadastro. Caso este número seja preenchido, o sistema entra em modo de consulta, e mostra os dados do vale já cadastrado com este numero de ordem. Se não encontrar nenhum objeto cadastrado mostra a mensagem “este número de ordem não deu entrada”.
Registro: Este campo está desabilitado.
Armazenamento do objeto: Data limite para guarda do objeto com isenção de taxa de armazenamento.
Prazo p/ devolução: É a data limite para guarda do objeto na agência. Se este não for preenchido, a data atual mais 60 dias é automaticamente colocada. O sistema irá considera esta data para devolução do mesmo. Verifique sempre a tabela dos prazos de guarda para evitar erros, pois cada objeto tem um prazo.
Agência de Origem: Identificação da agência que enviou o objeto. Pode ser utilizado o nome, endereço ou qualquer notação que se julgue necessária sobre a agência de origem do objeto. O preenchimento deste campo é facultativo para a categoria de entrega de objeto.
TRO de Origem: Código de identificação da agência de origem. O preenchimento nesta categoria não é obrigatório.
Dados do Remetente: Identificação do remetente do objeto. Normalmente utiliza-se o nome do remetente, mas pode-se preencher este campo com qualquer informação que se julgue necessária sobre o remetente. Preenchimento não obrigatório.
Tipo da entrega: Selecione se a entrega será ao destinatário (normal), ao remetente ou para caixa postal.
Caixa postal: Informe o número da caixa postal (se tiver), para que possa emitir o relatório de entregas por caixa postal ou efetuar a entrega no balcão por caixa postal.
Destinatário: Nome do destinatário do objeto. Este campo é obrigatório para qualquer objeto, simples ou registrado. Caso o mesmo seja um cliente faturado da agência, digitando as primeiras letras deste cliente o sistema mostrará os clientes cadastrados com estas letras. Utilizando as setas de movimentação, selecione o cliente desejado e confirme teclando ENTER.
Endereço, Cidade, Estado: Dados adicionais do destinatário. O preenchimento destes campos não é obrigatório. Se forem preenchidas estas informações serão impressas no aviso de chegada.
CEP: CEP de destino do objeto. Este campo é de preenchimento obrigatório.
Peso: Peso do objeto. Este campo é de preenchimento obrigatório.
Valor: Valor que deverá ser cobrado do destinatário do objeto. Quando não for necessário cobrar nenhum valor, deixar este campo em branco.
Comissionado: Este campo define se o objeto vai ser comissão no balancete. Preencher “não” caso o objeto não seja comissionado.
SC: Não utilizado na entrega de objetos.
OBS: Preenche-se com qualquer informação que se julgue necessária a este objeto.
Dev: Quando o objeto tiver seu prazo de guarda expirado, selecione-o através do campo N° do Objeto e preencha neste campo a data da devolução. O objeto em questão deixará de ser controlado pelo sistema e sua entrega imediatamente bloqueada no balcão. Se você executar a devolução pela opção de devolução esta informação será preenchida automaticamente pelo sistema.
Obs Dev: Preenche-se com o motivo da devolução do objeto. Se você executar a devolução pela opção de devolução esta informação será preenchida automaticamente pelo sistema.