2.10.1 - Faixas de CEP's e Países
A formação das faixas de CEP’s e países são responsáveis por criar os grupos tarifários das operações que utilizam tabelas de preço. Aqui serão informadas quais faixas de CEP pertencem a cada região tarifária correspondente as tabelas de preços do correio, bem como as faixas de peso, montando desta forma a matriz necessária para a criação da tabela correspondente. No caso de serviços internacionais, ao invés de faixas de cep deverão ser cadastrados os países correspondentes aquele serviço. Esta tela será utilizada também para eventuais alterações nas faixas de CEP, inclusão e exclusão de países, alteração nas faixas de pesos, etc.
Fig.2.10.1.1 – Tela Inicial das Faixas de Cep´s e Países: Serviço Nacional
Código: Código para o cadastro da tarifa. Este código não é sequencial, e pode ser definido conforme sua vontade. Teclando Enter com o campo em branco aparecerá à janela para seleção dos códigos já existentes.
Fig.2.10.1.2 – Grupos Cadastrados na Faixa de Cep´s e Países
Descrição: Serviço que irá utilizar esta tarifa.
Internacional: Se este campo for marcado estará informando ao sistema que o serviço que utilizará esta tarifa é internacional.
Peso Máximo: Peso máximo permitido ao serviço.
Cubagem Máxima: Cubagem máxima permitida ao serviço.
Incremento Excedente: Taxa sobre peso excedido.
Peso/Palavras/Páginas: Faixas de peso, palavra, página, ou a medida utilizada para a cobrança do serviço. Devem ser cadastradas todas as faixas aceitas pelo serviço, pois não há cadastro do valor adicional no sistema.
CEP inicial/final: Faixa de CEP para definição do grupo de tarifação. Podem ser cadastradas várias faixas de CEP para o mesmo grupo, portanto as faixas de cada Estado, Capital ou Interior, ou mesmo de cada cidade podem ser cadastradas separadamente mesmo que pertencentes ao mesmo grupo.
Localidades: Este campo não tem função para os serviços nacionais.
Obs: Observação para a faixa de CEP. Normalmente é informado o Estado ou cidade a que pertence a faixa.
Valor Declarado Máximo (U$): Este campo não tem função para os serviços nacionais.
Grupo: Grupo da tarifação a que pertencerá esta faixa de CEP.
Fig.2.10.1.3 – Exemplo de um Cadastro de Serviço Nacional
Fig.2.10.1.4 – Exemplo de um Cadastro Completo de Serviço Nacional
Cadastro de serviços internacionais
País: Nome do país.
Peso máximo: Peso máximo aceito por este país para este serviço.
Sem serviços adicionais: Se marcado, indica que o país não aceita serviços adicionais.
Localidades: Utilizado para o cadastro de localidades, quando o serviço e aceito em apenas algumas cidades do país. Marcando este campo, uma tela abrirá para que sejam cadastradas as cidades que aceitam o serviço e seu respectivo peso máximo.
Fig.2.10.1.5 – Cadastro de Localidades de um País
Obs: Observações para o país. No cadastro atual está com a informação da sigla do país.
Valor Declarado Máximo: Indica o valor máximo aceito pelo país para declaração de valor neste serviço. O valor informado deve estar em dólar, e será convertido pelo sistema no momento da entrada do objeto, de acordo com o valor da cotação informado na configuração do sistema (ver item 3.1.2). Se este campo estiver com valor zero, indica que o país não aceita valor declarado.
Grupo: Grupo da tarifação a que pertencerá este país.
Fig.2.10.1.6 – Exemplo de um Cadastro de Serviço Internacional
Exclusão das faixas
Para excluir um CEP, país ou peso, digite no campo correspondente ou selecione na grade a faixa que deseja excluir. Aparecerá um botão com a palavra “excluir” em vermelho. Tecle ALT+E para selecionar o botão e excluir a faixa.
Para excluir um código de tarifa, é necessário antes excluir todas as faixas de peso e CEP, ou países. Deve-se atentar também para que o código não esteja sendo utilizado por alguma operação, pois se estiver haverá problemas na atualização das tarifas e lançamento do serviço no balcão.