2.2 Transferência de Dados (Importação / Exportação)




A transferência de dados tem a função de importar ou exportar dados para ou do sistema.

Estas importações podem ocorrer quando a agência possui um ponto remoto, isto é, um equipamento externo ao ambiente da ACF. Outra utilidade desta tela é a transferência de dados para arquivo morto ou off-line quando a agência trabalha nesta situação por alguma falha da rede. Deve-se tomar muito cuidado ao utilizar esta função, pois se for utilizada de maneira incorreta, poderão ocorrer perdas de dados.


Selecione a Opção Desejada: Deverá ser selecionada qual operação será feita, entre as disponíveis. Todas as operações existentes aparecem com os campos pré-configurados, e muitos não podem ser alterados. Se desejar fazer uma operação diferente das existentes, utilize OUTRAS OPÇÕES.



Fig.2.2.1 - Tela Inicial da Transferência de Dados (Importação/Exportação)












Data Inicial/Final: Período para exportação/importação dos movimentos.


Origem dos Arquivos: Local onde estão os arquivos de origem, ou seja, de onde os dados serão lidos. O preenchimento deste campo só não é automático para a opção “Outras Opções”.


Destino dos Arquivos: Local onde estão os arquivos de destino, ou seja, onde os dados serão gravados. O preenchimento deste campo só não é automático para a opção “Outras Opções”.


Excluir Registros: Informa se os dados lidos deverão ser excluídos do arquivo de origem.


Excluir Arquivos: Informa se o arquivo de origem deverá ser excluído após terminar a operação.


Arquivos: Neste quadro aparecerão os movimentos disponíveis para movimentação no período selecionado. Podem ser marcadas somente as informações que desejar transferir. No caso da opção Enviar movimento para Visual Set, é recomendado marcar todas as opções.




Fig.2.2.2 – Seleção dos arquivos para transferência


Exportar arquivos: Inicia a transferência dos dados.


IMPORTANTE! É aconselhável que estas operações sejam feitas em horários em que os operadores não estejam utilizando o sistema, principalmente as operações de arquivo morto e off-line, pois estas têm um processamento muito grande e tornam o funcionamento do sistema muito lento.


Após iniciar a transferência dos dados, a operação NÃO pode ser CANCELA até que esteja encerrada, pois pode gerar erros irreparáveis nos bancos de dados do sistema.