A importância do conteúdo para o e-commerce

Postado por Visual Set em 19/08/2021

Atrair, converter, relacionar, vender e fidelizar. Esse é, basicamente, o clássico funil de marketing presente na maioria das estratégias de vendas dos e-commerces.

Nessa jornada, o marketing de conteúdo é um dos principais pilares para que uma loja virtual se consolide no mercado. Entretanto, investir em conteúdo ainda é tabu para muitos lojistas.

O que alguns donos de e-commerces não percebem é que, ao contrário de uma loja física, em que se tem a figura do vendedor disponível para esclarecer qualquer dúvida de um cliente, quando se trata de uma loja virtual, o usuário depende das informações presentes no site.  

Além disso, no mundo de hoje, com poucos cliques é possível realizar uma compra em qualquer lugar do mundo, se uma loja virtual não possui presença digital, não sendo encontrada nos motores de busca do Google, como o público vai saber de sua existência? Como os clientes poderão perceber que se trata de uma loja confiável?

Por que investir em marketing de conteúdo para seu e-commerce?
Para Felippe Goebel, consultor empresarial especialista em soluções logísticas e CEO da Frete Barato, e-commerce e conteúdo devem andar de mãos dadas, inclusive nas páginas de produtos.

Nas consultorias logísticas dadas marcadas por aumentos exponenciais de venda dos e-commerces atendidos, o empresário destaca a importância de usar o conteúdo como um aliado poderoso para aumentar vendas e escalar negócios:

“Um bom título, descrições e imagens pertinentes em uma página de produto, por exemplo, são capazes não apenas de posicionar o e-commerce nos mecanismos de busca, mas, sobretudo, de captar novos clientes passando uma impressão de credibilidade da marca”.

Ele argumenta, ainda, que investir em conteúdo já deixou de ser uma opção:

“Não se trata mais de ver o conteúdo como um diferencial de e-commerce, mas como forma de sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo. Na internet, a regra é clara: quem não é visto, não é lembrado. Se você quer ter bons resultados com sua loja virtual, é preciso considerar o quão importante o conteúdo é para sua página”.

Principais vantagens de se investir em conteúdo
Potencialização da experiência de compra online, aumento das conversões, ajuda na decisão de compra, melhora da reputação da marca são alguns dos principais benefícios de se investir em conteúdo.

Isso porque uma descrição detalhada e atrativa de produtos, por exemplo, permite não apenas que o consumidor tenha as informações necessárias para o fechamento do carrinho, mas também perceba que precisa do produto. 

Tornar evidente cada vantagem da mercadoria é capaz, inclusive, de quebrar objeções de venda. Além disso, investir em um blog dentro do seu e-commerce atrai consumidores em etapas anteriores à conversão na jornada de compra.

Nesse sentido, ter uma produção de conteúdo relevante e útil alinhada com os interesses de seu público-alvo gera mais engajamento, reconhecimento e confiança para sua marca tanto em relação aos consumidores quanto a seus futuros clientes.

Em resumo, a importância do conteúdo consiste em ser bom o suficiente para suprir a ausência de um vendedor de uma loja física.

Em um mundo cada vez mais tecnológico, entreter um consumidor a ponto de ele ser capaz de ficar mais tempo em seu site, voltando sempre que necessário, é um dos pilares de um e-commerce de sucesso.

Não se trata mais de uma tendência ou de uma inovação. O conteúdo para o e-commerce é uma necessidade para quem quer ter relevância e mais vendas no mercado digital.

O que fazer para melhorar o conteúdo do meu e-commerce?
Além de seguir as dicas aqui mostradas, você pode investir em consultorias logísticas para ajudar sua empresa a melhorar o conteúdo de maneira otimizada.

Em parceria com a Frete Barato, o Grupo PND, por exemplo, além de realizar uma auditoria de textos do seu site, com uma detalhada consultoria de SEO, oferece o serviço de estratégia e produção de conteúdo. A empresa é especializada em criar conteúdo de forma estratégica para aumentar a audiência e a conversão em vendas. 
 

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Fonte: @Economiasc