Uma das principais preocupações de todo empresário, empreendedor ou dono de um pequeno comércio é conseguir atrair novos clientes para o seu negócio e ampliar as suas vendas, não é verdade?
De fato, sabemos que o ambiente digital tem uma importância fundamental na jornada de compra do consumidor.
Afinal, é no meio digital que todo mundo vai correndo quando precisa pesquisar sobre um produto, serviço ou marca.
Mas o seu negócio está na internet? Quando você faz uma pesquisa no Google a sua empresa aparece nos resultados?
Se você não está aparecendo nos resultados de busca, saiba que você está perdendo muitas oportunidades.
Para aparecer na primeira página do Google, há vários recursos disponíveis como por exemplo, estratégias de SEO, Google Ads (anúncios pagos) e o Google Meu Negócio.
Nesse post, vamos falar especificamente de um destes recursos: o Google Meu Negócio.
Se você se interessou e quer saber o que é, como funciona o Google Meu Negócio, quais as vantagens e como usar ele para atrair mais clientes para a sua empresa, acompanhe o nosso artigo.
O que é o Google Meu Negócio?
A plataforma, criada pelo Google, tem como objetivo impulsionar as vendas locais por meio da aparição de informações sobre a empresa nas páginas de resultado e também no Google Maps.
É através do Google Meu Negócio também que o Google Maps apresenta estabelecimentos próximos à localização dos usuários.
Portanto, se você sempre se perguntou “como eu insiro meu negócio no Google Maps”, a resposta está aqui.
Por isso, a importância de fazer o cadastro da sua empresa nesta ferramenta, entendeu?
Ao procurar por um local como: farmácia, padaria, restaurante, floricultura ou qualquer outro lugar, você vai encontrar uma lista de opções próximas à sua localização.
Quais As Informações Sobre A Sua Empresa Você Pode Cadastrar No Google Meu Negócio?
Ao cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio, você consegue criar uma “ficha” com as principais informações sobre a sua empresa, tais como:
•Endereço;
•Telefone;
•Principais dúvidas;
•Fotos;
•Próximos eventos;
•Horário de funcionamento;
•Horários de pico;
•Avaliações e comentários dos clientes.
Se as suas vendas são 100% online ou se você está pensando que durante o período de quarentena e isolamento social, em que as pessoas reduzindo suas saídas de casa e, consequentemente, o comércio está sendo completamente virtual, não se engane!
Usar o Google Meu Negócio é fundamental não só para que as pessoas saibam sobre espaços físicos, mas também para melhorar o posicionamento do seu site ou e-commerce e, também, atrair mais clientes para a sua loja virtual.
Quais São As Principais Vantagens Do Google Meu Negócio?
Só o fato de estar aparecendo nos resultados de busca do Google em sí já é um excelente benefício.
Entretanto, uma das maiores vantagens da plataforma é o poder de atrair clientes que estão próximos do seu estabelecimento.
Veja como funciona.
As pesquisas feitas por meio de dispositivos móveis são cada vez mais frequentes.
Aposto que você já pegou o celular para pesquisar algum restaurante próximo ao seu local, não é mesmo?
E o recurso de geolocalização desses dispositivos influencia diretamente nos resultados das buscas.
Vamos ver um exemplo prático!
Um usuário está buscando uma lavanderia para lavar suas roupas.
Se o seu estabelecimento estiver cadastrado no Google Meu Negócio, é muito provável que ele apareça nos resultados de busca, sendo inclusive mostrado no mapa.
Além de poder entrar em contato com a sua empresa ou acessar o seu site, o usuário poderá ver comentários que outros clientes deixaram e solicitar uma rota para chegar ao seu estabelecimento.
Há muitas outras vantagens que o Google Meu Negócio oferece.
Além de divulgar seu negócio, aumentar sua exposição digital e fazer com que seus clientes te encontrem com mais facilidade, você não paga nada por isso.
É isso mesmo, a plataforma do Google Meu Negócio é totalmente gratuita.
E para convencer você de vez, vamos listar mais algumas vantagens que você pode aproveitar através do Google Meu Negócio. Confira:
Tornar sua marca mais conhecida
Ao otimizar o seu perfil e deixar ele bem completo, você faz com que o Google te coloque em posições de destaque nas páginas de busca.
Assim, você amplia o alcance da sua marca, fazendo com que mais pessoas a conheçam.
Além disso, através das informações de localização, horário de funcionamento e fotos, você se destaca na busca do Google Maps, aumentando ainda mais o alcance e as oportunidades para o seu negócio.
Gerar mais tráfego para o seu site e visitas à loja física
As informações cadastradas na sua ficha do Google Meu Negócio e também as avaliações dos seus clientes fazem com que outras pessoas fiquem interessadas nos seus produtos ou serviços, acessem o seu site ou visitem à sua loja física.
Quanto mais você amplia a sua marca no ambiente digital, mais aumenta o seu público em potencial do seu site e/ou espaço físico
Conquistar a confiança dos seus clientes e melhorar a reputação
Uma ficha bem detalhada, com todas as informações sobre a sua empresa, fotos e boas avaliações são fatores que irão colaborar para a reputação (positiva) do seu negócio.
Isso faz com que as pessoas se sintam mais seguras para adquirir seus produtos.
Além disso, você ainda aumenta a visibilidade da sua marca e a quantidade de visitas no seu site ou na loja física.
Conferir os insights de acesso e usar esses dados a favor da sua empresa
Além de expor seu negócio no maior mecanismo de busca, o Google Meu Negócio te dá a possibilidade de analisar os dados de acesso e usar isso na sua estratégia de marketing.
Ao acessar a ferramenta do Google Meu Negócio, é possível:
Visualizar os acessos diários da sua ficha e comparar com os acessos do seu site;
Saber quais palavras ou termos as pessoas estavam buscando no Google quando encontraram seu negócio;
O que elas fizeram depois que visualizaram sua ficha (se ligaram para o seu estabelecimento, se olharam os horários de funcionamento, se fizeram perguntas, etc).
Com essas informações, você pode fazer otimizações no seu perfil e no conteúdo do seu site de acordo com as palavras-chave de busca que seu público mais usa.
Como eu faço o cadastro da minha empresa no Google Meu Negócio?
Se você se interessou pelas vantagens dessa plataforma, talvez esteja curioso para saber como cadastrar a sua empresa na ferramenta, não é mesmo?
Sendo assim, para facilitar um pouco a sua vida, elaboramos um breve passo a passo com as 5 etapas de cadastro nesse serviço.
Confira:
1. Acesse o site oficial da plataforma e faça o login
O primeiro passo à ser feito é acessar o site do Google Meu Negócio e clicar em “Gerenciar Agora”.
Na sequência, você deverá fazer o login na plataforma, que é o mesmo que você usa para acessar o Gmail. Aliás, se você já estiver logado no Google, será encaminhado para a próxima etapa.
2. Preencha as informações na aba “Adicionar seu negócio”
A próxima etapa é nesse mapa aí em que você não só vai localizar o endereço do seu negócio, como também preencher outras informações importantes naquele formulário à esquerda, conforme o print.
No formulário, você deve inserir o nome da empresa, o telefone, o site e a categoria do seu negócio.
Caso você não atenda os clientes em um local específico, mas sim em diferentes áreas (como em diversos prestadores de serviço), deverá marcar “sim” na caixa “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes no local deles”.
Por fim, clique em “Continuar”.
3. Confirme sua autorização para gerenciar a empresa
As informações de endereço e contato da sua empresa aparecem nestes campos sinalizados em azul.
Você deve verificar se todas as informações estão corretas e, então, preencher a caixa de autorização para gerenciar sua empresa.
Ao confirmar, você será encaminhado para uma outra página em que o Google propõe o envio de um código de verificação postal para o endereço fornecido por você.
4. Confirme o local do seu negócio
Após finalizar a etapa 3, você já será redirecionado para o seu painel de controle.
Mas, para começar a editar suas informações e fazer com que elas sejam exibidas nas buscas e nos mapas, você deverá confirmar o código enviado pelo Google.
Em média, demora em torno de 7 a 15 dias úteis para chegar essa carta via Correios no seu endereço.
Essa carta tem o código que deverá ser inserido no Google Meu Negócio.
No painel, irá aparecer um banner vermelho na parte superior da tela com o botão “Confirmar agora”. Clique e siga os passos apontados na carta enviada pelo Google para você.
5. Complete o seu perfil: insira mais informações em sua página recém-criada
Chegamos na etapa final!
Após confirmar sua localização, você terá toda a liberdade para atualizar e editar as informações no seu perfil do Google Meu Negócio.
Não esqueça de incluir fotos do seu estabelecimento, horário de funcionamento, uma breve descrição da empresa, entre outros dados que sejam relevantes.
O Que Podemos Concluir Com A Ferramenta Do Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio promete ser ferramenta crucial na jornada das empresas, garantindo que elas se destaquem nas buscas locais e alcancem um público ainda maior, além de dar maior credibilidade e confiança aos usuários.
Quanto mais você otimizar o seu perfil na ferramenta e quanto mais interações você tiver com seus clientes através da plataforma, melhor vai ser a avaliação do seu negócio e, consequentemente, melhor o posicionamento no Google.
Agora que você já conhece todas as vantagens sobre a ferramenta do Google Meu Negócio, é hora de colocar a mão na massa, cadastrar sua empresa e aproveitar as oportunidades que essa plataforma pode oferecer ao seu negócio.
--
Fonte: @Jornal Contábil