O que é checkout em uma loja virtual?

Postado por Visual Set em 23/09/2021

Quando você faz alguma compra online, o processo é parecido para quase todo mundo: pesquisar pelos produtos que queremos, encontrar algum, analisar descrição, avaliações, preço, entrega, colocar no carrinho e finalmente ir para a parte de validação de dados de cadastro, entrega, frete e pagamento. É justamente esta última etapa, uma das mais importantes no processo, que é o checkout de uma loja virtual. Confira a seguir como funciona e como você pode aproveitar melhor o procedimento.

Checkout em uma loja virtual é a etapa final da compra online, em que você confirma dados da compra, endereço de entrega e pagamento (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

 

Por que o checkout é tão importante?

Para o cliente, o checkout é o momento que exige mais atenção ao fazer uma compra online. Nesta etapa, dados pessoais e sensíveis, como cartão de crédito e endereço, por exemplo, serão informados – ou validados, em caso de sites com cadastros salvos – e a compra efetivamente realizada.

É também nessa parte que enganos podem acontecer, como errar o endereço ou não estar atento ao prazo de entrega, valor do frete e formas de pagamento. Portanto, sempre confira os dados com atenção e procure por estas informações, já que nem sempre estão muito claras e revise seus dados antes de finalizar sua compra.

Para os lojistas e vendedores de e-commerce, é imprescindível que o usuário tenha uma experiência confortável, confiável e que se sinta seguro durante o processo de checkout. Nesse momento, o cliente revisa o produto que colocou no carrinho, muitas vezes repensa a compra e escolhe a melhor forma de pagamento, além de ceder informações pessoais para o site.

É importante que o checkout consiga aliar rapidez e objetividade com segurança, confiabilidade e visibilidade, com opções de forma de pagamento, login ou formas de envio, por exemplo. A seguir, te mostro algumas boas práticas para esta etapa do processo.

Fique atento ao preencher o checkout, pois é nesse momento que erros ocorrem (Imagem: Pickawood/Unsplash)

 

Melhores práticas para o checkout

É importante ter em mente que a maioria dos usuários hoje navega por dispositivos móveis, como celulares ou tablets, e busca por rapidez e praticidade sem deixar de lado a segurança. Como um contraponto, apesar de o número de compras online crescer exponencialmente, ainda vemos muitas pessoas receosas com esse processo e é justamente no checkout que a insegurança do cliente aparece.

 

Opções de login

Cada vez mais as pessoas estão envolvidas em várias senhas e logins de acesso, portanto é interessante oferecer mais opções nesta primeira parte de um checkout. Além do e-mail, pode ser mas fácil para algumas pessoas a possibilidade de fazer login com redes sociais, por exemplo.

Informações: seja objetivo e seguro

Nenhum usuário gosta de deixar toda sua vida informada em um site de e-commerce. Quanto menos informações necessárias para a compra, mais confortável o cliente pode se sentir. Exigir mais do que endereço, identificação e dados bancários pode intimidar o consumidor, além de tornar o processo mais demorado. Ninguém quer informar seu time, nome do pet, hobbies ou deixar um currículo profissional para fazer uma compra.

Entrega e frete

É bom ser claro quanto aos prazos de entrega e valores de frete assim que o cliente informa o endereço. Ninguém ficará feliz ao descobrir o valor do frete somente quando efetuar o pagamento. É comum também que haja um campo para inserir o CEP antes mesmo do checkout, para que o cliente já confira os valores de frete e saber quanto terá que pagar pelo produto. Oferecer opções de entregas com preços e transportadoras diferentes pode ser um bônus.

Opções de pagamento

Quanto mais opções de pagamento, melhor. Existem diversas formas seguras de efetuar pagamentos e para atender a todo tipo de usuário, é melhor ter variedade. Há quem não tenha, não goste de usar ou informar cartão de crédito e prefira boleto ou pix, por exemplo. Opções de parcelamento também são aceitas.

Confirmação do pagamento

Parece óbvio, mas existem sites que não deixam claro que a compra foi efetuada, de fato, e o pagamento foi ou está aguardando ser aprovado. É importante para o usuário, ao sair do checkout, saber como está a situação da sua encomenda, portanto, atualização do status e manter informado do andamento são primordiais.

 

Por fim, agora que ficou claro o que é e o quão importante é um checkout, fique atento ao preenchimento correto das informações, ou, se tiver um e-commerce, pense no cliente e como oferecer uma experiência rápida, objetiva, confiável e segura.

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Fonte: @Tecnoblog