Marketing de Causas: como isso pode impulsionar seu e-commerce?

Postado por Visual Set em 17/11/2021

Marketing de Causas é uma estratégia que tem como princípio incluir nas campanhas de divulgação de produtos e marcas informações e ações que a empresa realiza em prol de uma ou mais causas. Assim, esse tipo de Marketing transforma demandas sociais em engajamento para as compras.

Em outras palavras, ao divulgar a marca, uma empresa integra à sua publicidade o seu posicionamento diante de causas como a igualdade de gênero, o combate à fome, a proteção ao Ambiente, a igualdade racial, a proteção animal, a inclusão educacional, o empoderamento feminino, etc.

De acordo com pesquisa Ipsos/2019 citada pela Agência e-Plus, 78% dos brasileiros esperam que as empresas contribuam mais com causas sociais e ações de responsabilidade social. Isso por si só já comprava que apoiar causas impacta de forma positiva os consumidores.

O poder do Marketing de Causas

Para você ficar ciente do poder do Marketing de Causas, eu reuni 10 estatísticas de diversas fontes sobre o tema. Confira em seguida:

  • 62% dos indivíduos das gerações Z e Y dizem que gostam de comprar produtos que mostram sua ideologia (Higher Visibility);
  • 87% dos consumidores comprarão um produto porque a empresa que eles apoiam se preocupa com uma causa que é relevante para eles (IEG citada por Phin);
  • 62% dos consumidores globais desejam que as empresas se posicionem sobre as questões pelas quais eles amam (Accenture citada por Engage for Good);
  • 64% dos consumidores globais consideram as marcas que comunicam ativamente seus objetivos mais atraentes (Accenture citada por Engage for Good);
  • 78% dos americanos acreditam que as empresas devem fazer mais do que apenas ganhar dinheiro, elas também devem impactar positivamente a sociedade (Porter Novelli citada por Engage for Good);
  • 70% maiores são as chances das pessoas defenderem uma empresa se a empresa for adepta da liderança com um propósito (Porter Novelli citada por Engage for Good);
  • 73% dos americanos dizem que são menos propensos a desistirem de uma empresa se a empresa tiver um propósito (Porter Novelli citado por Engage for Good);
  • 71% dos Millenials dizem que pagariam mais por um produto se soubessem que parte dos lucros iria para a caridade (5WPR citada por Engage for Good);
  • 76% dos jovens disseram que compraram um produto de uma marca para mostrar apoio às causas que a marca apoia (DoSomething Strategic citada por Engage for Good);
  • 66% dos consumidores dizem que é importante que as marcas assumam posições públicas sobre questões sociais e políticas (Sprout Social).

Viu só? A maioria das pessoas espera que as empresas se posicionem a favor de determinadas causas sociais. Dessa maneira, ao usar o Marketing de Causas no seu e-commerce, você poderá atrair essas pessoas e fidelizá-las com mais facilidade.

Além disso, uma boa causa também pode motivar os seus funcionários. E pode fazer com que a sua marca se torne uma poderosa agente de transformação social, constituindo-se desse modo em inspiração para mudanças positivas no mundo.

Como usar o Marketing de Causas no e-commerce?

O primeiro passo para usar o Marketing de Causas no e-commerce é descobrir o que os seus consumidores estão pensando. Faça, portanto, pesquisas para saber quais as causas são mais importantes para o seu público.

Feito isso, comece a apoiar as causas mais essenciais para as pessoas que visitam a sua loja virtual. Informe, por exemplo, que um percentual do lucro da compra de um produto será revertido para um determinado propósito.

Para facilitar as coisas instale um aplicativo de Marketing de Causas na sua plataforma e-commerce. Assim, após cada compra feita na loja, o repasse do dinheiro para as ONGs e instituições de responsabilidade social que estiver apoiando será feito de forma automática.

Evite, enfim, o oportunismo. Não apoie causas só porque está na moda apoiá-las. Ao invés disso, procure apoiar as causas que estão intrinsecamente conectadas com a cultura organizacional do seu e-commerce. Assim, sua empresa estará seguindo sua própria cultura e não uma moda passageira.

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