O dia das mães vem chegando e com ele, a correria por compras na internet já começa. Os compradores passam a pesquisar os produtos e os vendedores a se planejar para poder vender mais e atender às necessidades dos clientes. Ambos têm algo em comum: o uso do e-commerce.
Dia das mães para o e-commerce
Não só é um dos dias comerciais de mais relevância, como, por exemplo, em 2021 foi a data presenteável com maior percentual de vendas no e-commerce (44%). Além, é claro, de ter rendido um faturamento de R$6,4 bilhões, representando um aumento de 14% com relação à 2020.
Em um levantamento geral, de acordo com a MIndMiners, empresa de tecnologia especializada em pesquisa digital, 62% dos brasileiros pretendem comprar presentes para o dia das mães através do e-commerce. O que reforça a sua importância, sobretudo em uma data como essa.
Mas, afinal, a campanha para o dia das mães é para todos os nichos?
Todos os nichos têm chances de vendas, porém, há os que têm a preferência dos consumidores. Como, por exemplo, moda, acessórios, beleza e perfumaria que são algumas das categorias que ano após ano estão crescendo na data. A categoria eletrodomésticos também tem sua relevância e ainda é bem forte no cenário.
Segundo relatórios do Google, 30% das 40 milhões de pessoas que usaram a plataforma de buscas como fonte de pesquisas para presentear as mães no último ano, buscaram por essas categorias mencionadas acima.
Qual é o público para essa data?
No último ano, as mulheres foram responsáveis por 55% das compras gerais nesse período. O que nos faz lembrar que, apesar de ser uma data para as mães serem presenteadas, em muitos casos elas também buscam presentes para si mesmas.
É essencial compreender as diferentes configurações familiares e buscar sempre a inclusão. Entendendo que não existe um estereótipo para as mães e tendo isso como guia para a criação das peças da data, a conexão acontecerá de forma natural e, consequentemente, o sucesso da campanha também.
Estratégias para vender mais
Pensando em vendas, há diferentes estratégias para conseguir aproveitar a data ao máximo. Aqui estão algumas:
Planejamento
É o que possibilitará o começo da estruturação da campanha. Para começar, é preciso realizar a captação de leads (atrair e conseguir de forma ética as informações de contato de pessoas interessadas nas soluções de sua empresa). Em seguida, o ideal é já começar a construir a jornada com o consumidor antes da data, isso fará com que ele, quando chegar o dia, já esteja mais propenso a comprar.
A jornada consiste em:
- atrair: fazer as pessoas olharem para a marca para começar a construir a jornada;
- ganhar confiança: apresentar soluções que as pessoas vão se interessar;
- relacionar: vender e transformar em cliente, oferecendo atrativos para levar à compra.
Conteúdo estratégico
É vital que a criação da persona da campanha seja feita de forma estratégica, sempre tendo em mente que a mulher precisa se ver na publicidade. Portanto, é preciso ter cuidado ao usar imagens e textos para ilustrarem a campanha, e evitar reproduzir uma visão antiga e romantizada das mães.
Campanha de mídia paga
Considerando que muita gente usa a internet nesse período, o investimento em mídias é necessário e relevante para as vendas. Para ter sucesso nessa categoria de campanha, é primordial trabalhar com prazos mais rigorosos, definindo um limite para criação, aprovação e publicação desses materiais.
Não podemos esquecer que a maioria dos consumidores costuma pesquisar em sites de busca pelos melhores preços, opções e qualidade dos produtos. Por isso, é crucial estar presente nas mídias pagas.
Por fim, é muito importante adequar o investimento de mídia para a meta de faturamento desejada.
Frete
É fato que o frete é um fator muito considerado em uma decisão de compra, porém, em uma data como o dia das mães, o que mais chama atenção é o valor dos produtos e suas promoções. Mesmo assim, o frete ainda pode ser usado para contribuir nas vendas, sendo usado de forma estratégica.
- Frete grátis para clientes fiéis: garante a satisfação de clientes recorrentes e permite que clientes ocasionais entendam ser mais vantajoso comprar com frequência com você para ter esse benefício também.
- Encontre opções de envios com preços favoráveis: como o custo de devolução é de responsabilidade do lojista, se faz necessário encontrar opções de envio com preços mais favoráveis, caso contrário, pode acabar comprometendo a saúde financeira da sua loja.
Cuidados e dicas
Valorize a mulher antes mesmo da mãe
Antes de tudo, é importante ter em mente que as mães são mulheres, profissionais, amigas, esposas e namoradas. Sabendo disso, fica mais fácil entender em quais necessidades a sua marca pode auxiliar e, dessa forma, atribuir mais valor ao seu posicionamento.
Fuja dos estereótipos
Na hora de representar as mães nas campanhas, o ideal é pensar em mulheres reais, sabendo que não há um estereótipo exato e considerando as diferentes configurações familiares. Isso ajudará a aproximar a campanha à realidade de cada pessoa.
Gere empatia
Para gerar uma conexão maior, é essencial lembrar que as mães são humanas e que assim como todas as pessoas, têm necessidades reais, evitando, portanto, reproduzir uma imagem romantizada delas.
Planeje todas as suas ações
Tendo um planejamento, é possível construir a jornada do consumidor e analisar estrategicamente o que usar em cada etapa.
Mantenha a frequência da mídia
Como o consumidor é impactado por várias marcas e produtos, sendo estimulado por todos os lados para comprar, é fundamental ter frequência em todas as fases da sua campanha: pré, durante e pós. Fazendo isso, você não deixará de estar em evidência e terá mais facilidade para identificar o momento certo para a conversão.
Aposte em conteúdos
Fazer conteúdos, como vídeos, tutoriais, playlists, blogposts ou dicas rápidas nas redes sociais pode ser o segredo para se diferenciar da concorrência.
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