A jornada de consumo online começa bem antes da finalização de compra. Os consumidores de e-commerce têm por característica pesquisar os produtos, procurar conhecer os canais de venda e analisar as vantagens de cada canal antes de realizar a compra em si.
Neste artigo, vamos entender como construir estratégias eficazes para as etapas de relacionamento entre empresas e clientes na jornada de consumo online. Confira!
Entenda como construir estratégias eficazes para as etapas de relacionamento entre empresas e clientes na jornada de consumo online.
O que é o ciclo de vida do cliente?
O ciclo de vida do cliente online vai desde a segmentação da loja, a aquisição do produto, a rentabilização do processo de venda, a retenção do cliente até a estratégia de recuperação desse consumidor.
O ciclo de vida não olha somente para a jornada de consumo, mas sim para todo o processo. Nas redes sociais, esse ciclo também pode ser observado a fim de entender como o seu produto está sendo apresentado de modo a manter esse cliente próximo em uma possível nova aquisição.
Além da venda
Como citado, o ciclo de vida online analisa não somente o processo da venda, mas também como o cliente chegou ao seu produto e como é possível oferecer uma nova compra para manter o cliente ativo. Nas redes sociais, através do marketing de conteúdo, é possível atingir os seguidores com novidades, promoções e atrativos para novas compras, mas são necessárias boas estratégias, oferecendo valor real e preocupação com o sucesso do cliente, mostrando como aquele produto oferece vantagens ao seu dia a dia e gerar experiências genuínas.
O cliente não procura somente o preço quando está em busca de um produto para comprar. Ele busca também conhecer os valores da marca, as possibilidades que aquele produto trará para a sua vida e espera receber atenção do lojista, recebendo novidades e sendo impactado por conteúdos e anúncios.
Estratégias para manter um bom ciclo de vida do cliente
O lojista deve estar atento ao ciclo de vida do seu cliente nas redes sociais criando estratégia de atendimento, seja por chat ou contato aberto, otimizando a experiência do cliente quando está consumindo conteúdo online e buscando compras. Ou seja, algumas estratégias são fundamentais nesse caminho:
- bom atendimento;
- conteúdo relevante e de qualidade;
- relacionamento constante (redes sociais, e-mail marketing, cupom de desconto, entre outras).
Experiência de compra integrada
A retenção de clientes é um processo complexo para o lojista, mas que quando acontece gera uma receita maior ao negócio, e mais chances de esse mesmo cliente ser um disseminador de informações e ajudar a conquistar novos clientes.
Contar com uma gestão integrada oferece uma melhor experiência de compra ao cliente, agilizando o processo da venda e da entrega. Através de um ERP é possível integrar o catálogo de produtos ao Facebook e gerenciar as vendas com mais facilidade, dando ao cliente a possibilidade de realizar a compra diretamente pela rede social.
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