Se todo mundo está, não basta sua empresa estar também, mas precisa fazer direito. Gerenciar redes sociais exige uma certa dose de dedicação e esforço, mas vale a pena, se bem feito. Veja aqui algumas dicas relevantes para melhorar ainda mais a sua percepção pelos seus clientes.
#1: A primeira impressão é a que fica
É de extrema importância: uma identidade visual bem definida e trabalhada. A visão é o principal sentido do ser humano, não podemos nos esquecer disso. Um design bem explorado passa, de bate-pronto, credibilidade à empresa, e essa é a primeira impressão comunicada. Fundamental, não?
Quando usar imagens, dê total atenção à qualidade delas. Preze pela boa resolução, originalidade e criatividade.
#2: Qualidade de conteúdo
Os clientes não estão nas mídias sociais para comprar e sim para consumir conteúdo. Você é um intruso! Por isso, dê menos importância (mas não abra mão) a postagens relacionadas à vendas, preços e produtos. Crie um ambiente descontraído em suas redes e atraia a atenção pela qualidade da sua informação. Dessa maneira seu público estará mais disposto a assimilar qualquer tipo de informação no futuro.
Lembre-se disso: uma disputa de atenção acontece nas redes sociais. Se o conteúdo que você postar não agregar valor e nem tiver relevância, ele não conquistará um alcance desejado.
Dessa forma, você precisa divulgar conteúdo que seja digno de compartilhamentos. Não adianta lançar tudo sem o menor critério. Procure pensar em conteúdos valiosos que respondam a uma pergunta importante para realizar uma boa gestão de redes sociais.
#3: Crie uma rotina
É interessante criar um calendário de postagens. Como uma agenda, onde é possível organizar quais publicações serão feitas em quais redes sociais e sobre qual assunto. Pode ser organizada pelo tema e dia de publicação, ou ainda detalhando o formato das artes que serão utilizadas, horário das postagens e até mesmo qual é o público-alvo que se pretende atingir.
Ninguém melhor do que o próprio empreendedor para decidir o melhor modelo de calendário para utilizar. O importante é criar um modelo de fácil entendimento e, claro, possível de ser cumprido.
A criação de um calendário de postagens permite mais organização, programando antecipadamente todas as postagens. Dessa forma, ganhará mais tempo para cuidar de outras funções da empresa.
Outra coisa interessante é ficar atento ao calendário de datas comemorativas. Quase todo dia é alguma, e certamente várias delas tem ligação ao seu negócio.
Um ponto de atenção é ter o cuidado de revisar a programação periodicamente. Afinal, estar por dentro das tendências digitais é essencial. Por isso, é importante acompanhar as novas tendências e assuntos para, se necessário, atualizar o calendário de postagens.
#4: Se está na chuva, é para se molhar
"O bom é que posso apagar qualquer comentário negativo em um post". Negativo! Não caia nessa tentação. As redes sociais são espaços de diálogos, e não monólogos.
Para qualquer negócio, sempre haverá um ou outro comentário negativo e será preciso lidar com isso. Responda o cliente com muito respeito e faça o possível para entender suas críticas. Caso ele esteja errado, exponha com respeito o porquê e, caso ele esteja certo, tente reverter a situação ou até mesmo bonificá-lo. Muitas vezes o comentário negativo pode ser precedido por elogios (muito comum isso, aliás).
Além dos comentários (positivos ou negativos), fique atento também aos directs que receber. Responda sempre a todos! Com mais clientes indo às ferramentas de mídia social para obter informações, você precisa ir além de meramente publicar conteúdos.
É essencial, também, responder a perguntas importantes, ainda que delicadas. Isso porque lidar com os medos e preocupações dos consumidores cria a transparência e a confiança necessárias para cativá-los.
Afinal, você não pode ter uma comunidade verdadeiramente engajada sem conversas. Dessa forma, duas das maneiras mais simples de iniciar conversas são respondendo ou fazendo perguntas.
Portanto, faça questionamentos ao seu público que os obrigue a parar, refletir e responder.
#5: CTA
CTAs são os "call-to-action" (traduzindo, algo como "chamada-para-ação"). Exemplos de CTas: "Curta", "Comente", "Compartilhe", etc.
Diversas pesquisas já foram feitas e deixaram claro que posts com CTAs tem mais engajamento.
Tente sempre encaixar algum CTA. Em postagens carrosséis, deixe a última imagem reservada a este fim. Em últmo caso, guarde um espaço nos comentários.
#6: Anteninhas ligadas
Fique atento a que tipo de post gera mais engajamento e quais os melhores dias e horários para postar em relação ao seu público. É importante usar isso como guia para orientar-se nos próximos posts e alcançar os melhores resultados possíveis.
Desenvolver um conteúdo de qualidade o tempo todo é uma tarefa um tanto quanto complicada. Mas sabe aquele post que você fez, que foi um sucesso? Experimente postá-lo novamente! Não há nada de errado em reutilizar postagens antigas. Isso colocará em pauta um assunto que o público já viu e será apresentado pela primeira vez a quem ainda não conseguiu ver. Portanto, teste o poder de recirculação de conteúdo nas mídias sociais de forma espaçada e estratégica.
#7: São tantas emoções
Posts que transmitem emoções positivas como: felicidade, surpresa, alegria, esperança, emoção e admiração são compartilhados com mais frequência nas mídias sociais.
O humor, por exemplo, pode ser uma excelente ferramenta de gerenciamento de crise. A abordagem mais leve e divertida é excelente para conquistar uma audiência que não costuma interagir.
Por exemplo, uma maneira de se conectar emocionalmente com o seu público é mostrando que você se importa com as causas que são importantes para ele.
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