Um dos maiores desafios do e-commerce é a comunicação personalizada com o cliente virtual. Isso porque, ao contrário de uma loja física que possui um vendedor, que conhece o cliente e oferece itens conforme as suas necessidades, as lojas virtuais dependem de recursos tecnológicos para manter esse contato.
A análise de dados, por meio de um CRM para E-commerce, garante que as lojas virtuais conheçam seus clientes e entendam seu comportamento de compra, esse conhecimento aliado a ferramentas de inteligência artificial, permite que os negócios virtuais sugiram produtos personalizados para os clientes, assim como o vendedor de uma loja física.
Mas, manter uma comunicação personalizada vai muito além de enviar a mensagem certa para a pessoa certa, é preciso fazer isso na hora certa, e aí entram os fluxos automatizados de e-mail para e-commerce. Essa tecnologia permite que a sua loja virtual responda ações específicas do usuário, garantindo maior interação entre a loja e o cliente.
3 exemplos de fluxos personalizados de e-mail marketing para e-commerce
Existem inúmeros cenários de automação de marketing para e-commerce prontos para uso, como recomendação de produtos para cross selling e up selling, por exemplo, mas a vantagem dos fluxos de e-mail personalizados é que você pode criá-los segundo as necessidades do seu e-commerce.
1. Visualização de produto
Um fluxo de e-mail personalizado depende de 4 etapas: gatilho, filtro, espera e ação. O gatilho é a ação do usuário que vai iniciar a comunicação.
No caso de visualização de produtos, você pode escolher um produto best seller ou um produto em promoção, ou u produto que está com muito estoque para dar início ao processo. O gatilho também pode ser a visualização de qualquer produto, para captar novos contatos e melhorar a retenção de clientes.
Tudo vai depender do objetivo do e-commerce.
Se o objetivo é aumentar o número de inscrições de newsletter, por exemplo. É possível ativar um fluxo customizado que além de e-mail, utilize pop-ups para comunicação com o cliente. Assim, toda vez que um usuário visualizar um produto e não estiver na lista de inscritos do seu e-commerce (filtro), ele receberá uma mensagem via pop-up, sugerindo que se inscreva na sua newsletter.
Caso ele já esteja na sua lista, você pode definir uma lista para o fluxo de e-mails, por exemplo. Três horas após visualizar um produto na loja (espera) o cliente recebe um e-mail com sugestões de produtos similares, sete dias depois recebe um lembrete que o produto ainda está disponível e 10 dias depois recebe um e-mail avisando que o produto está com um desconto especial.
Exemplo de fluxo automatizado para visualização de produtos
2. Data comemorativa
Um fluxo de automação de marketing também pode ser utilizado para datas comemorativas, como Dia das Mães.
Vamos supor que a sua loja virtual está com uma campanha para Dia das Mães com um banner no site. É possível criar um fluxo customizado para que todos os usuários que clicarem no banner de Dia das Mães recebam uma comunicação personalizada.
Vamos ver o passo a passo:
Essa é uma forma de engajar usuários e clientes com campanhas promocionais do seu site e pode ser usado em qualquer momento do ano.
3. Recuperação de carrinho abandonado
Os carrinhos abandonados são um dos maiores pesadelos do e-commerce e podem ser recuperados com a ajuda de fluxos de e-mails personalizados.
O gatilho seria inserir um produto no carrinho de compras, depois de 3 horas se o cliente não fez a compra ele recebe um lembrete do carrinho abandonado, caso tenha realizado a compra recebe um e-mail de agradecimento.
Esse fluxo pode continuar até que o cliente realize a compra, mas é importante definir uma comunicação personalizada com mensagens que ofereçam mais do que o lembrete do produto no carrinho. Por exemplo: você pode incluir no fluxo um e-mail educativo com os benefícios do produto, um e-mail com produtos relacionados, e até um cupom de desconto.
Exemplo de fluxo de e-mail personalizado para carrinhos abandonados no sistema edrone
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