Se você ainda está se perguntando se chegou a hora de investir em SEO para o seu e-commerce, este artigo irá apresentar cinco sinais inegáveis de que esse é o momento certo! Através de alguns indicadores, vamos avaliar juntos a sua necessidade e como o SEO pode solucionar essas dores.
Sem mais delongas, vamos aos cinco!
Sinal 1: Investimento alto em anúncios
O investimento em tráfego pago demanda uma constante injeção de recursos financeiros para manter o fluxo de visitantes. Se você interrompe o investimento, o tráfego pago cessa imediatamente, deixando de gerar resultados.
O investimento em SEO, por outro lado, representa uma alternativa estratégica para reduzir a dependência do tráfego pago, já que foca em criar um projeto sustentável e escalável.
Ao investir em SEO, você pode reduzir custos de palavras-chave, trabalhar de forma mais estratégica o posicionamento na SERP e redirecionar o orçamento do ADS para outras campanhas e canais que necessitam do investimento.
Ainda que reduza os investimentos em ADS, é importante manter a sinergia entre ambas estratégias. Para entender como fazer isso: leia aqui!
Sinal 2: Produto/serviço complexo
O SEO pode ser uma estratégia altamente eficaz para educar os usuários e atrair tráfego relevante, quando uma empresa oferece produtos ou serviços complexos em seu e-commerce.
Ao otimizar o conteúdo do site para palavras-chave específicas relacionadas ao seu nicho, é possível posicionar-se como uma autoridade no assunto, fornecendo informações valiosas aos clientes.
O SEO permite que o e-commerce aumente sua visibilidade no Google para termos relevantes, alcançando um público-alvo mais amplo. Ao criar conteúdo no blog que tire as principais dúvidas do usuário e textos de categoria de alta qualidade e relevância, é possível conscientizar os visitantes sobre aspectos complexos dos produtos ou serviços oferecidos.
Ao mesmo tempo, é possível demonstrar expertise no assunto! Essa abordagem resulta em uma melhor experiência do usuário, aumentando a confiança e a probabilidade de conversões.
Dentro do SEO, existem dois acrônimos que trazem muita relevância para essa questão, eles são YMYL e EEAT.
Então, para tratar de produtos mais complexos, que possam impactar a saúde ou as finanças, é preciso atenção redobrada. Então, ter textos para a primeira etapa do funil – ou seja, educação – torna-se fundamental.
Além de educar, o SEO pode simplificar a jornada de compra do cliente!
Sinal 3: Concorrentes no nicho
Quando uma empresa enfrenta uma concorrência acirrada em seu nicho de mercado, o SEO pode ser um diferencial crucial para se destacar da multidão.
A otimização do site e do conteúdo para palavras-chave relevantes, e que vão além de keywords com alto volume de busca, permite aumentar a visibilidade nos resultados orgânicos dos mecanismos de pesquisa.
Ao acompanhar e analisar as estratégias de SEO dos concorrentes, é possível identificar oportunidades de melhoria e ajustar as táticas de otimização do seu e-commerce. Isso pode incluir a identificação de palavras-chave menos exploradas, a criação de conteúdo diferenciado e a implementação de uma construção de links de qualidade.
Essas ações podem melhorar a posição do site nos resultados de pesquisa, direcionando mais tráfego qualificado e aumentando a participação de mercado em relação aos concorrentes.
Além de que se no nível de otimização o seu concorrente investe menos tempo, ou tem uma dependência muito grande no tráfego pago, o SEO acaba se tornado um critério de desempate.
Sinal 4: Busca de estabilidade a longo prazo
Ao contrário dos anúncios pagos, que oferecem resultados instantâneos – mas, voláteis! -, o SEO é um processo contínuo que visa aprimorar gradualmente a classificação do site nos mecanismos de busca, como o Google.
Investir em SEO permite construir uma base sólida para o e-commerce, aumentando a autoridade online, melhorando a relevância e a qualidade do conteúdo, além de criar uma rede de backlinks fortes.
Esses fatores contribuem para uma melhor experiência do usuário, aumentando a confiança e a autoridade da marca (Brand Authority).
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Sinal 5: Necessidade de captação de leads
A captação de leads pode ocorrer de diferentes maneiras, mas leads qualificados não são para qualquer um. Volume de tráfego é vaidade quando não há conversão! Isso é algo que sempre enfatizo.
O conteúdo escrito com a buyer persona adequada, pensando na jornada de educação e compra de um público específico, facilita a captação de oportunidades para um negócio.
Além de trabalhar com uma buyer persona específica, é interessante pensar em quais intenções de busca o seu público mais encaixa, para assim trabalhar de forma adequada e intencional.
O SEO consiste em uma estratégia poderosa com movimentos lentos, mas que gera resultados duradouros e fáceis de serem mantidos.
Se você conseguiu identificar ao menos dois desses sinais no seu site, então é hora de agir e pensar qual será o seu próximo passo no digital. Fique de olho, pode ser o SEO!
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