Logistica Reversa
O serviço de logística reversa consiste na emissão do eticket, que seria a autorização de um terceiro a efetuar postagem, sendo liberado no id correios através do componente da logística reversa .
Procedimento de utilização idCorreios no ViPP
Para utilizar a logística reversa no sistema ViPP é necessário que o cliente possua cadastro no idCorreios.
- Sobre o idCorreios:
IdCorreios é um mecanismo de autenticação e autorização única de usuários para acesso ao Portal Correios e seus serviços.
O serviço é disponibilizado gratuitamente pelos Correios para os clientes e usuários do seu site internet e permite acesso seguro e padronizado, eliminando a necessidade de se informar um Login e uma senha para cada serviço utilizado.
O idCorreios é constituído de um identificador alfanumérico e uma senha, definidos pelo usuário.
Segue abaixo os passos necessários para o cadastro no IdCorreios e posteriormente o cadastro no ViPP.
Cadastro no idCorreios:
1. Acessar o site - https://cws.correios.com.br/
2. Realizar o cadastro.
2.1. Na página inicial, clicar na opção “Cadastre-se aqui”.
2.2. Selecionar o “Seu perfil”.
2.3. Preencher todos os dados solicitados.
Importante: Cadastre um “e-mail” corporativo, pois o mesmo será utilizado em caso de recuperação de senha. Na parte “Dados de Acesso” será definido o seu “idCorreios” e senha para acesso do mesmo.
3. Após o cadastro ser concluído com sucesso, você deverá entrar em contato com o “GESTOR COMERCIAL” do contrato e solicitar a inclusão do serviço “Logística Reversa” no componente do seu “idCorreios”.
Observação: Caso possua os dados (Razão Social, CNPJ, Usuário ID Correios e Contrato), pode ser encaminhado um e-mail para REATE (Região de Atendimento e Vendas) ou ACOM (Assistente Comercial) do cliente para realizar a solicitação.
4. Verificar se o serviço de idCorreios foi vinculado corretamente:
4.1. Acessar o idCorreios com o usuário e senha cadastrados.
4.2. Menu: “Gestão de acesso a componentes”.
Caso não apresente a Logística reversa conforme a imagem acima, o serviço não foi vinculado. Realizar o terceiro passo novamente (Gestor Comercial...).
5. Após verificar o serviço vinculado, deve ser cadastrada a “Senha de acesso aos componentes” conforme a imagem abaixo.
Menu: “Gestão acesso de componentes”, “Alterar senha de acesso aos componentes” e “senha/confirmar senha”. É necessário informar a senha de acesso do Idcorreios no campo ‘’Senha do Portal Correios’’ após isso clicar no botão alterar senha.
A senha cadastrada no componente será utilizada no cadastro do ViPP, ela não precisa ser a mesma do acesso ao idCorreios.
Após realizar os procedimentos acima você estará devidamente cadastrado no idCorreios e com o serviço de logística reversa habilitada.
Agora vamos explicar a configurar a logística no ViPP
1.0. Acessar o ViPP com seu usuário e senha.
2.0. Menu: “Cadastros”, ”Contratos/Cartões”.
3.0. Localizar o contrato com o cartão a qual você deseja utilizar logística reversa, clicar em “Editar”.
4.0. Será solicitado “usuário” e “senha”, preencha com os dados cadastrados no site do IdCorreios.
5.0. Ativar a opção “Logística Reversa” no cartão desejado, caso já esteja habilitada.
6.0 Após acessar o menu cadastros > contratos/cartões basta habilitar os serviços de logística, clicando no + do lado esquerdo do contrato e após “editar” para selecionar o serviço.
Caso o serviço no apareça na grid como mostra abaixo, basta digitar o financeiro ou nome do serviço no campo “adicionar serviço” e “adicionar”.
7.0 A geração da logística reversa no sistema VIPP pode ser feita em duas etapas:
- Manualmente através do menu “minhas postagens” > “logística reversa”. Após o preenchimento dos dados basta salvar e o numero do eticket será informado na tela.
- Outra forma seria através do menu “minhas postagens” > “busca e triagem”, onde realizaria o processo de logística de um objeto já existente clicando apenas no simblo da logística conforme imagem abaixo.
Visual Set – Sempre com Você!