5.9 - Controle de Estoque
Esta opção tem a função de controlar todas as entradas e saídas de produtos da agência.
Fig.5.9.1 – Tela inicial do Controle de Estoque
Data lançamento: Data da entrada/saída dos produtos. O sistema não permite fazer lançamentos com data posterior à data atual e mostra mensagem informando da possibilidade de erros nos arquivos caso seja feita movimentação com data anterior a atual, pois os estoques do cofre não são atualizados automaticamente pelo sistema quando são feitas movimentações com data anterior à atual. Nessa situação o estoque deve ser ajustado manualmente pela opção ajuste de estoque (ver item 5.9.1). Deve-se lembrar também que a posição dos produtos no estoque é informada diariamente no arquivo ERP, e quaisquer alterações poderão ser questionadas pelo Correio.
Tipo documento: Selecione se o tipo de documento é GRP ou Pauta. Se a opção “fornecida pela ECT” estiver desmarcada, esta opção será desabilitada.
Natureza: Selecione se o produto será suprido ou recolhido do estoque da agência.
Ano documento: Ano que compõe o número da GRP/Pauta. O sistema mostrará automaticamente o ano atual. Se a opção “fornecida pela ECT” estiver desmarcada, esta opção será desabilitada.
Unidade de Origem/Destino: Código STO do local de origem (para suprimento) ou destino (para recolhimento). O sistema irá mostrar automaticamente o código do núcleo cadastrado na configuração do sistema, e poderá ser alterado caso os produtos sejam fornecidos/transferidos por outro local.
Produto: Selecione o produto que será movimentado. Teclando ENTER com o campo em branco, a janela de seleção abrirá, mostrando apenas as operações que estão cadastradas na categoria Produto no cadastro de operações (ver item 2.10.3). Apenas um produto pode ser movimentado por vez.
Após a digitação da quantidade, o sistema ira apresentar uma caixa de confirmação para a quantidade de produtos que você esta suprindo e/ou recolhendo, para realizar o mesmo.
Existe uma exceção que é o suprimento do cheque correio. Para este produto, a quantidade será calculada de acordo com a numeração informada dos cheques. Deverão ser informados a série e número inicial e final dos cheques correio recebidos/devolvidos e se houver quebra de seqüência da numeração, deverá ser feito um lançamento para cada seqüência. Assim automaticamente o sistema irá calcular a quantidade de cheques fornecidos e/ou recolhidos do estoque da agência.