Manutenção de PI'S

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5.8 - Manutenção de PI'S



Esta opção do sistema foi criada para gerenciar todos os pedidos de informação gerados pelos usuários do sistema. Podemos acessa-la pelo botão “Manutenção de PI´s” do menu principal.


O cadastro do pedido de informação é realizado por outro módulo (Aplicativo), usando a tecla de atalho F2 (ver item 2.7).


Entrando neste menu do sistema, o mesmo mostrará automaticamente todos os PI’S que estiverem pendentes no sistema.



Fig.5.8.1 – Tela da manutenção de pi´s


Pode-se localizar o PI pelo número do PI, pelo número do objeto ou simplesmente navegando com as teclas de movimentação pelos PI’S que estão pendentes no sistema.


Vamos iniciar abrindo um PI que acabou de ser feito. Para isto selecione o PI e tecle ENTER para que o sistema mostre o mesmo como na figura abaixo.


Fig.5.8.2 – Abrindo um novo PI


Após selecionar o PI, poderá ser modificado o evento que é colocado automaticamente pelo sistema que é a informação da expedição do objeto, ou também pode se incluir alguma informação que julgue necessária ao PI.

Para incluir uma nova informação ao PI tecle ENTER e o sistema apresentará um menu com as opções possíveis.


Fig.5.7.3 – Menu para adição de informações


Você poderá incluir um evento ou simplesmente adicionar um comentário. Para escolher a opção selecione no sub menu que o sistema apresenta.


Fig.5.7.4 – Sub menu de adição de evento ou comentário


Para adicionar o comentário, simplesmente digite o comentário e tecle ENTER. O sistema automaticamente colocará um ícone de comentário e ficará esperando a nova informação.


Fig.5.8.5 – Adicionando um comentário


Se adicionar um evento, a única diferença do comentário é que para um evento é obrigatório o preenchimento da data de vencimento, isto é, uma data na qual irá obter a resposta desse evento.

Com o comentário adicionado o sistema colocará um ícone de comentário pendente e dentro do prazo de vencimento. A figura abaixo mostra um exemplo de adição de evento.


Fig.5.8.6 – Adicionando um evento


Após adicionar o que for necessário para o PI, este poderá ser impresso novamente, para isto tecle ENTER da mesma forma como foi feito para incluir comentário, só que a opção a escolher agora é imprimir como mostra a figura abaixo.


         Fig.5.7.7 – Reimprimindo um PI


Todas as vezes que quiser reimprimir um PI é só selecionar a opção imprimir e o mesmo será novamente impresso.


Vamos agora alterar um PI que já está aberto. Para realizar as alterações necessárias, primeiro selecione o PI seguindo as mesmas instruções da primeira parte do manual.

Escolhido o PI tecle ENTER para que o mesmo seja apresentado na tela.



Fig.5.8.8 – abrindo um PI com pendências


Estando com o PI aberto você poderá realizar diversas funções para um melhor controle do mesmo. Por exemplo, no PI mostrado na figura 5.7.8 há um evento que ainda não foi resolvido, portanto, poderá ser editado, resolver ou excluir este evento.

Teclando ENTER sobre este evento um menu de funções será apresentado.

Selecione neste menu a opção desejada, como alterar ou excluir este evento Selecionando a opção de alterar, o sistema apresentará um sub menu com as opções de alteração deste evento, explicadas abaixo.


Fig.5.7.9 – Opção de alteração do evento


Fig.5.7.10 – Submenu de alteração do evento


No sistema um evento pode ser resolvido, para isto escolha a opção de resolver este evento. Pode-se também alterar a data de vencimento deste evento escolhendo a opção vencimento.

Se quisermos incluir qualquer comentário a este evento, escolha a opção “histórico” e o evento será editado para incluir ou excluir o que julgar necessário. Se ocorrer de errar a data de lançamento deste evento, pode-se alterar a mesma utilizando a opção data de lançamento.

No caso de resolver o evento, o sistema automaticamente irá alterar a figura de status do evento para resolvido.

Antes desta alteração, escolha a opção de resolver este evento e o sistema apresentará outro menu, como mostra a figura abaixo, para selecionarmos se o evento foi realmente resolvido.


Fig.5.7.11 – Resolvendo um evento



Depois de selecionada a opção de evento resolvido o sistema apresentará uma caixa de confirmação para garantir que realmente o evento foi resolvido.


Fig.5.7.12 – Confirmação de resolução do evento


Assim que resolver o último evento deste PI e o mesmo ainda não estiver solucionado, o sistema obrigará você a incluir um novo evento a este PI. Caso tente realizar qualquer outra função no PI o sistema emitirá um aviso solicitando o preenchimento de um novo evento como mostra a figura abaixo.



  Fig.5.7.13 – Aviso de preenchimento de um novo evento


Todos os procedimentos possíveis para um PI já foram realizados, e o PI agora foi resolvido, portanto é preciso resolver este PI no sistema. Para isto a primeira providência a ser tomada é selecionar o PI.

Com o PI selecionado, digite qual a data da resolução do PI, este campo é apresentado na primeira linha do PI como mostra a figura abaixo.


     Fig.5.7.14 - Solucionando um PI


Após digitar a data de solução do PI o sistema apresentará uma caixa de confirmação de solução do PI, para realmente solucionar o mesmo é preciso confirmar esta caixa e o sistema solucionará o PI.


      Fig.5.7.15 – Confirmação de PI solucionado


Assim que resolver um PI o mesmo automaticamente será impresso e o sistema perguntará se deseja fazer uma carta resposta para este PI.


       Fig.5.7.16 - Caixa de confirmação de carta resposta


Quando solicitar ao sistema que imprima uma carta resposta o mesmo trará uma carta já preenchida com informações padronizadas. Caso ache necessário incluir qualquer outra informação na carta resposta, simplesmente digite normalmente na caixa de texto e estas ficarão gravadas com o restante da carta resposta.


Fig.5.8.17 - Carta resposta de PI



Se desejar não imprimir a carta resposta, não confirme a caixa de confirmação ou simplesmente tecle ESC para que a mesma seja fechada automaticamente.

Estas linhas descritas acima são todas as opções para abrir, alterar e solucionar um PI. Abaixo vamos concluir esta parte do manual com algumas informações adicionais.


Caso necessite verificar um PI que já foi resolvido e não tem certeza de qual é o número, o sistema apresenta uma função para abrir os PI’s que já foram resolvidos.

Para abrir esta tela, primeiro selecione um PI que está pendente e abra o menu de funções de PI. Neste menu há uma opção para exibir os PI’s resolvidos como mostra à figura abaixo.


Fig.5.8.18 – Abrindo a tela de PI resolvidos


Escolhendo a opção de exibir os PI’s resolvidos o sistema apresentará uma tela idêntica à de PI pendente, só que mostrando os PI’s resolvidos como mostra a figura abaixo. Para abrirmos um destes basta selecionar o mesmo e teclar ENTER e o mesmo será aberto.



Fig.5.8.19 – Tela de PI’s resolvidos


Em um PI solucionado, as alternativas disponíveis são de imprimir novamente o PI ou também re-imprimir a carta resposta. Todas as outras funções não funcionam para um PI solucionado.

Abaixo explicaremos cada figura de status da manutenção de PI’S.


Fig.5.8.20 – Figura de evento pendente e vencido


Esta figura mostrada acima com a mão em vermelho tem o significado de informar que aquele evento está vencido, isto é, a data de vencimento definida para a resolução deste evento já passou, portanto ele deve ser resolvido evento ou alterar a sua data de vencimento.


Fig.5.8.21 – Figura de evento resolvido


Quando a figura mostrada é a mão verde com sinal de positivo, significa que o evento pendente foi resolvido. Todas as vezes que resolver um evento e não resolver o PI o sistema obrigará o usuário a incluir um novo evento.


Fig.5.8.22 – Figura de evento pendente dentro do prazo


A figura apresentada acima com a ampulheta amarela significa que o evento está pendente, mas dentro do prazo de vencimento determinado para o mesmo. Neste caso ele pode ser resolvido ou também realizar qualquer alteração que o sistema permite.


Fig.5.8.23 – Figura de comentário


O sistema apresenta a figura de um balão com comentários quando é adicionado ao PI qualquer comentário necessário. É sempre importante lembrar que um comentário não tem prazo de vencimento e esta opção é usada somente em casos de adicionar qualquer informação irrelevante à resolução do PI, como por exemplo, no dia X foi passada uma cópia do PI ao remetente.


Fig.5.8.24 – Figura de adição de evento ou comentário


A figura da lâmpada amarela é apresentada pelo sistema todas as vezes que quiser incluir um comentário ou um evento ao PI. Sempre que abrir um PI pendente ele nos trará a opção de incluir um evento e esta linha nova estará sendo mostrada com a figura acima.