5.14 - Transmissão de Arquivos
A função desta opção do sistema e transmitir os arquivos para o Correio. Os arquivos para transmissão são os arquivos das interfaces do BDF, Faturamento, Rastreamento e Recebimento de Contas. Esta tela é acessada pelo botão “Transmissão de arquivos” do menu principal.
Fig.5.14.1 – tela da transmissão de arquivos
Antes de começar a utilizar a transmissão de arquivos, ou mesmo quando um novo arquivo é solicitado para transmissão pelo Correio, os dados para transmissão devem ser configurados. Estes dados não devem ser alterados todos os dias, a configuração deve ser feita somente ao iniciar a utilização da transmissão de um arquivo ou quando um novo endereço ou senha é fornecido pelo Correio.
Teclando ALT + Enter, o menu Configuração é acessado, como mostra a figura abaixo.
Fig.5.14.2 – Configuração dos dados de transmissão
Tipo do Arquivo: Seleciona o arquivo a ser configurado entre os disponíveis no sistema. Todos os arquivos utilizados pela agência devem ser configurados individualmente.
Este Arquivo pode ser Transmitido via Transfer: Indica que o arquivo poderá ser transmitido pelo sistema. Os arquivos que a agência não utiliza devem ficar com esta opção desmarcada.
Endereço: Endereço do servidor de FTP onde os arquivos serão gravados. Pode ser o nome do endereço, como no exemplo acima, ou o endereço IP do mesmo.
Pasta: Pasta do FTP onde será gravado o arquivo.
Usuário: Nome do usuário para acesso ao servidor de FTP.
Senha: Senha do usuário para acesso ao servidor de FTP.
Todos os dados da configuração (endereço, pasta, usuário e senha) devem ser fornecidos pelos Correios.
Fig.5.14.3 – Tipo do arquivo
Terminada a configuração, o sistema estará habilitado a transmitir os arquivos configurados. Todos os dias, antes da transmissão, estes arquivos deverão ser criados na opção de Relatórios Diários (ver item 5.9).
Quando entrar na tela da transmissão, os arquivos que foram criados aparecerão no quadro principal. Deverão ser selecionados com a barra de espaço todos os arquivos que se deseja transmitir e teclar ENTER para habilitar o botão “Transmitir”. Teclando ENTER novamente será iniciada a transmissão.
Fig.5.14.4 – Seleção dos arquivos para transmissão
IMPORTANTE! O terminal que irá transmitir os arquivos tem que estar conectado à internet no momento da transmissão.
Durante a transmissão irá aparecer no quadro inferior da tela todos os passos realizados pelo sistema, para que seja identificada qualquer falha na transmissão.
Fig.5.14.5 – Mensagens do status da transmissão
Ao finalizar a transmissão dos arquivos, o sistema irá imprimir o relatório de transmissão na impressora de relatórios (ver item 3.3.4), e perguntará se deseja reimprimir o comprovante para o caso de ocorrer alguma falha na impressão do relatório.
Fig.5.14.6 – Mensagens do status da transmissão