10 bons motivos para investir em um e-commerce

Postado por Visual Set em 30/01/2019

Investir em uma loja virtual é uma boa opção para quem quer iniciar um negócio ou para quem possui uma loja física e está pensando em expandir suas vendas. Continue lendo esse artigo, pois te mostraremos as vantagens.

Por que investir em uma loja virtual?

Os números não enganam e, segundo eles, o crescimento do e-commerce será contínuo, transformando-o em um mercado bastante promissor. Dia após dia, sua consolidação no cenário mercadológico nacional fica mais consistente – e, pode apostar, isso é só o começo, porque a tendência é que fique cada vez mais forte.

1. Um mercado próspero

O Webshoppers 38 (relatório sobre o comércio virtual brasileiro produzido pelo Ebit) trouxe dados que são bastante animadores para quem quer trabalhar com e-commerce: o faturamento, só nesse primeiro semestre de 2018, atingiu R$23,6 bilhões (crescimento nominal de 12,1% referente ao mesmo período de 2017) – e já está vindo de uma trajetória de 7 anos consecutivos com aumento no faturamento das vendas online.

Além disso, 27,4 milhões de consumidores fizeram compras no e-commerce nesse mesmo período, sendo que 4,5 milhões foram estreantes nessa modalidade (ou seja, compraram pela primeira vez). Com esses dados, fica claro que o e-commerce veio para ficar!

2. Sem limites geográficos

Vender na internet é ótimo para expandir o mercado, porque, a partir do momento que permite romper as barreiras geográficas, o alcance do público será muito maior. Com mais pessoas tendo acesso ao seu e-commerce, as vendas aumentarão. Bem diferente do que acontece com uma loja física, que possui limites geográficos para vender, se restringindo a um bairro ou cidade, por exemplo.

3. Não importa a localização

Com um e-commerce, você não precisa se preocupar em alugar um ponto comercial em um lugar bastante visível (como no centro da cidade ou em um shopping), pagando luvas, aluguel caro e nem precisa gastar com estruturas de acabamento e decoração igual a uma loja física, porque não haverá acesso ao público, por ser tudo virtual.

4. Aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana

A loja virtual permite que seus produtos e serviços fiquem expostos durante 24 horas por dia e 7 dias por semana sem perder vendas por causa de horário, ao contrário de uma loja física, que geralmente trabalha em um período limitado (horário comercial). Enquanto você dorme, sua loja fatura! Tem coisa melhor do que isso?

5. Facilidade no controle e acompanhamento de vendas

Com a plataforma de e-commerce, o lojista consegue acompanhar as vendas de perto, de forma muito mais completa, prática e rápida e com números mais exatos. Só precisa de alguns cliques para ter acesso a quantidade de pedidos, como está o estoque, qual é o valor do ticket médio e do faturamento, saber sobre os visitantes e muitos outros dados. Estará tudo no painel administrativo.

6. Monitoramento do consumidor

Justamente pelo fato de você ter acesso aos registros sobre os seus visitantes, é possível conhecer melhor quem é seu público. Essas informações são importantes por contribuírem com a otimização das campanhas de marketing, da fidelização dos clientes, melhorar experiência de consumo, ter produtos mais condizentes com as necessidades deles, etc.

7. Maior comodidade para o cliente

Ao investir em uma loja virtual, você contribui para o conforto do seu cliente, porque ele pode consumir de onde quiser e quando puder, de forma fácil e rápida, além de ter os produtos entregue no endereço que desejar, sem precisar enfrentar filas, trânsito, estacionamento lotado, etc.

É justamente essa comodidade que atraiu 54,4 milhões de pedidos do comércio eletrônico (crescimento de 8%) e faturamento total de R$ 23,6 bilhões (crescimento de 12,1% no valor total movimentado no e-commerce) – referentes ao primeiro semestre de 2018.

8. Maior facilidade na atração

Unido ao marketing digital, a loja virtual consegue atrair muito mais clientes, porque é muito mais fácil de ter acesso a ela: basta um clique e o potencial cliente estará dentro da sua plataforma. Dessa forma, ele não precisa se locomover fisicamente, o que talvez o desanime, fazendo-o desistir de te conhecer.

9. Melhores condições de pagamento

Lojas virtuais possuem uma facilidade maior em disponibilizar mais condições de pagamento do que as lojas físicas, assim, você pode oferecer opção de cartão de crédito, débito, boleto bancário, transferência, depósito, além de outras formas personalizadas.

É interessante ter o maior número possível de opções, porque dessa forma você agrada mais pessoas e, consequentemente, aumenta a taxa de conversão e reduz as taxas de abandono de carrinho.

10. Opção de venda por mobile

Esse é um ponto importante: o aumento nas vendas online está ligado a popularização dos dispositivos móveis, justamente pela facilidade de poder pesquisar o que quiser de onde estiver. O m-consumidor (consumidores que fazem compras usando dispositivos móveis) é a nova tendência!

Conclusão

O comportamento dos novos consumidores está mudando: eles são conectados! Querem conversar por redes sociais, preza por coisas ágeis, preferem fazer compra online e são engajados. Portanto, o e-commerce é o futuro!

Mas eles também são bastante exigentes, por isso é preciso investir em uma plataforma profissional, com as ferramentas certas e com excelente usabilidade, afinal, é através desses itens que você conquistará o cliente e provocará nele uma experiência de compra bastante positiva.

 

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Fonte: @Ecommerce News