Quer fazer mais vendas com o seu ecommerce? Siga estes 5 passos para buscar o sucesso

Postado por Visual Set em 21/09/2021

O ecommerce se tornou a grande referência para aqueles que desejam empreender no varejo com sucesso. E não é para menos, pois é preciso marcar presença onde o público consumidor está. Nesse sentido, o comércio digital, ano a ano, bate recordes. 

De acordo com a 2ª edição do relatório NeoTrusto ecommerce brasileiro cresceu 22,7% em 2019 em relação ao ano anterior. Já em 2020, período completamente atípico com a pandemia do coronavírus, o crescimento foi de 56,8% nos primeiros oito meses do ano, comparativamente ao mesmo período em 2019 (dados ABComm e Compre&Confie). 

Então, se você quer aproveitar essa tendência de mercado, confira neste artigo o passo a passo para abrir um ecommerce de sucesso. 

A seguir, trazemos 5 passos que um ecommerce de sucesso tem que seguir para se preparar com foco em vender mais. São eles:

  1. Entendendo mercado e público-alvo;
  2. Garanta entregas de excelência; 
  3. Divulgação e conteúdo; 
  4. Entenda seus resultados; 
  5. Tecnologia e experiência do cliente.

ecommerce de sucesso

1- Entendendo mercado e público-alvo

O primeiro ponto de atenção para garantir um ecommerce de sucesso é atuar em um mercado realmente relevante. De que forma fazer isso? 

Pode parecer óbvio, mas esse é um ponto-chave que precisa ser dito: você abriria uma loja de chinelos em um país como a Estônia, um dos mais frios do mundo, com neve quase o ano todo? As chances desse empreendimento dar certo são nulas. 

Esse é um exemplo extremo para te fazer refletir sobre o apelo da sua solução no mercado. 

De acordo com o último levantamento do IBGE, de 2012, 60% das empresas abertas no Brasil quebraram em menos de cinco anos. Sebrae elenca quatro principais motivos para isso:

  • Situação do empreendedor, como desemprego, que leva a abertura do negócio por necessidade;
  • Falta de planejamento; 
  • Falta de capacitação para gerir o negócio; 
  • Má gestão, que inclui falta de aprimoramento dos produtos e conhecimento de mercado.

Então, antes de abrir um ecommerce estude seu mercado, a concorrência e a sua solução. Porque se o produto em si não tiver espaço no mercado, o seu negócio já está fadado a não dar certo. 

Vale lembrar que parte importante de empreender é conhecer o próprio público-alvo e a persona. Dessa forma, você poderá oferecer seus produtos de uma forma muito mais personalizada e alinhada com as necessidades e sonhos dos seus potenciais clientes. 

 

2- Garanta entregas de excelência

O seu objetivo principal ao abrir uma loja online não deve ser ficar rico ou alcançar status. Se for assim, já está começando errado. Qualquer vendedor, do mundo físico ou digital, trabalha em prol do cliente

Então, o segundo ponto de atenção para criar um ecommerce de sucesso é garantir a satisfação do público com os itens que você oferece. Porque, no final do dia, o que o consumidor precisa é que o produto chegue no prazo correto e com a qualidade prevista.

Philip Kotler, considerado o maior especialista em Marketing, diz que “a  melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos”. No ambiente online, as avaliações de produtos e comentários de usuários tem uma força imensa e são consequências de entregas de sucesso, que incluem: 

Produto

Tenha uma rede de fornecedores diversificada e confiável. Dessa forma, se um imprevisto acontecer, você tem outras cartas na manga. Além disso, priorize os que estão próximos ao seu estoque para reduzir custos, por fim, sempre preze pela qualidade do produto. Afinal, é você quem vai responder por ela com a reputação da sua loja virtual. 

Logística

O leque de opções também é importante quando se trata da logística. Ter mais de uma transportadora no seu ecommerce garante que o seu cliente será atendido, mesmo diante de imprevistos. E, claro, assegura um maior poder de barganha para que o usuário opte pelo frete com melhor custo-benefício para as suas necessidades. 

Atendimento

E se algo não sair como o esperado com o produto ou com a logística? Ofereça atendimento por todos os pontos de contato com o consumidor: redes sociais, email, chat, telefone e o que for preciso para garantir que vai sanar todas as dúvidas ou reclamações do cliente em tempo hábil. 

Aqui, agilidade e personalização são pontos-chave e, lembre-se: “se você deixar os clientes insatisfeitos no mundo real, eles vão contar para 6 amigos. Se você fizer a mesma coisa no mundo digital, cada um deles vai contar para 6 mil contatos”. A citação é do CEO da Amazon, Jeff Bezos. Leve-a com sabedoria para proporcionar um atendimento de qualidade para os seus clientes. 

Afinal, problemas acontecem e o que será definitivo para a sua relação com os clientes é como você lida com eles. Então, mesmo que a logística ou o produto deixem a desejar, garanta um atendimento dedicado que faça a diferença e encante o seu cliente. 

 

3- Divulgação e conteúdo

Um ecommerce de sucesso está atrelado ao reconhecimento e a identificação do público. A construção desses dois pilares para alavancar a sua loja virtual se dá  com uma boa estratégia de Marketing Digital

Vale lembrar que não é porque você vende um produto que toda a sua comunicação será baseada em ações meramente promocionais. O consumidor está cada vez mais exigente e, sobretudo no comércio eletrônico, faz pesquisas, confere avaliações de produtos, a idoneidade da marca, e opta por aquelas com valores com os quais ele realmente se identifica

Por isso, produção de conteúdo de valor e a humanização são os diferenciais que destacam um ecommerce de sucesso. Para isso, você pode lançar mão de:

Marketing de Conteúdo

Essa é uma estratégia de marketing totalmente voltada para a geração de conteúdo de valor para o cliente final. Então, a ideia principal é que com artigos, ebooks e outros materiais você ajude o seu público, tire suas dúvidas e se torne uma autoridade no seu segmento. 

Marketing de Influência

Com o Marketing de Influência é possível criar uma conexão pessoal com os potenciais consumidores por meio de pessoas reais. Essa estratégia tem o objetivo de usar um interlocutor, personalidade de autoridade na internet, com valores alinhados aos da marca para promover seus produtos. 

 

4- Entenda seus resultados

E, afinal, como medir se o seu é um ecommerce de sucesso? É importante, desde a abertura do negócio, estruturar uma maneira de mensurar resultados. 

Taxa de conversão de vendas, custo de aquisição de cliente e tráfego orgânico são alguns dos números que você deve ter atenção. E, claro, mais do que olhar para eles, é preciso tirar insights, recalcular rotas ao longo do tempo e otimizar tempo e recursos para chegar cada vez mais longe.

 

5- Tecnologia e experiência do cliente

Qualquer loja física precisa de toda uma estrutura para receber o seu público, que vai desde o espaço e a iluminação, até uma decoração atrativa que destaque seus produtos. 

A loja virtual tem a vantagem de não despender com muitos desses gastos mas, ainda assim, precisa proporcionar uma boa infraestrutura para a melhor experiência possível para o cliente

Então, no que é preciso investir? 

Plataforma

Uma loja virtual é criada sobre uma plataforma. Ou seja, essa é a tecnologia que disponibiliza todas as ferramentas necessárias para seu ecommerce existir, desde o layout até as integrações com empresas de logística. 

São muitas as empresas que oferecem esse serviço. Então, na hora de escolher a sua, pense sobre suas necessidades de curto, médio e longo prazo. Agora pode parecer que isso não fará muita diferença, mas quando o seu ecommerce for um sucesso e quiser crescer, uma escolha mal feita pode ser um ponto limitante.

Usabilidade

Um ecommerce de sucesso deve atender os seus clientes com excelência onde eles estiverem. Por isso, uma preocupação especial para montar o seu empreendimento virtual deve ser a usabilidade do site. 

Crie uma experiência perfeita, principalmente para os que acessam a sua loja pelo celular. Afinal, 66,8% das compras online feitas no Brasil são por meio de smartphones. (Dados: CDL e SPC Brasil). 

Meios de pagamento

Depois de definir seu produto e persona, proporcionar uma experiência incrível no site, engajar o público nas redes sociais e ter uma rede de fornecedores e logística de confiança (UFA!), para o seu ser um ecommerce de sucesso só falta, de fato, converter os acessos em vendas. 

Entra em cena como seu principal aliado para isso: o meio de pagamento, se você escolher o certo, é claro. 

De acordo com dados da Moosend28% dos abandonos de carrinho de ecommerces são devido ao processo de checkout, que é uma feature do meio de pagamento. Formulários muito extensos ou sistema de redirecionamento podem fazer o cliente perder o interesse e a confiança na compra. 

Nesse sentido, para garantir a melhor experiência possível para o seu cliente é preciso aliar segurança à personalização. Busque um meio de pagamento que ofereça:

1- Diferentes formas de pagamento: boleto, cartão, pix, etc. Dessa forma, o cliente pode escolher o que é mais vantajoso no seu planejamento financeiro. 

2- Checkout transparente: sabe quando você clica em “comprar” e acontece um redirecionamento de página? Isso não te deixa em dúvida quanto à segurança e idoneidade das compras pela internet? Com o checkout transparente o cliente consegue finalizar a compra dentro do seu próprio site, dessa forma, você não vai mais perder vendas. 

3- Estabilidade: quando você faz aquela super promoção ou cria uma campanha grande de Black Friday, por exemplo, seu meio de pagamento pode frustrar todos esses esforços se não tiver boa estabilidade. Então, antes de escolher o seu, avalie esse histórico. 

4- Segurança também para o seu negócio: além da experiência do cliente, o meio de pagamento certo vai fazer do seu um ecommerce de sucesso garantindo sua gestão de risco, taxas justas e segurança para realizar transações, por meio de uma solução antifraude.

 

Esses são os principais pilares para você criar um ecommerce de sucesso, mas empreender no segmento digital conta com tantos passos quanto um empreendimento físico. Se você quer descobrir de onde precisa partir para criar uma loja virtual do zero, confira no Guia Definitivo de como montar um ecommerce

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Fonte: @Resultados Digitais